Mapa Lisboa

Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal, com uma população de 552 700 habitantes numa área de 100,05 km². Se contarmos com a área urbana, a população ultrapassa os 2,7 milhões de pessoas, sendo a 11ª área urbana mais populosa da União Europeia. Na Área Metropolitana de Lisboa vivem cerca de 3 milhões de pessoas. Situa-se na foz do Rio Tejo e é a capital mais a ocidente de um país do continente europeu.

A cidade ocupa uma área de 100,05 km², e os limites da cidade, ao contrário do que sucede na maioria das cidades, coincidem com os do município. O resto da área urbanizada da Área Metropolitana de Lisboa, conhecida como Grande Lisboa, consiste em vários municípios e cidades administrativamente definidos, como Amadora, Queluz, Agualva-Cacém, Odivelas, Loures, Sacavém, Almada, Barreiro, Seixal e Oeiras.

Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo, e a mais antiga na Europa Ocidental, precedendo por alguns séculos outras modernas capitais europeias como Londres, Paris e Roma. Geralmente, a estação do verão dura cerca de 4 meses, de Junho a Setembro. Pode também dizer-se que Lisboa é um destino turístico, pois é a 7ª cidade mais visitada no sul da Europa, depois de Roma, Barcelona, Madrid, Atenas e Milão, com 1 740 000 turistas em 2009.

A cidade desfruta de um clima mediterrânico. O inverno é um dos menos frios de todas as metrópoles da Europa, com temperaturas médias de 15 °C durante o dia e 8 °C à noite, de Dezembro a Fevereiro. Chove principalmente no inverno; os verões são sobretudo secos.

Mais sobre Lisboa.